ACIMA MONTANHA, ABAIXO TROVÃO

Já li muitas as alusões à primavera. Canções. Poemas. Textos os mais variados. Todas as imagens arquetípicas que nos remete aos ciclos, quaisquer sejam eles, sempre nos orientando nas direções do entorno e do interno. Descrições da natureza em flor, rituais, direções do sagrado, contemplações ao olhar a paisagem externa e as reverberações internas. Mas nenhuma me impactou tanto quanto este hexagrama do I Ching ao juntar dois trigramas: acima a quietude, montanha; abaixo o incitar, trovão. O Incitar que agita as forças da vida e tudo faz renascer. “Deus surge no signo do Incitar e se completa no signo da quietude”. O tremor do trovão que vivifica a força do brotar silencioso. Delicadamente nascer, florir. Que maravilha de Imagem.

Minhas amigas, meus amigos, peregrinas e peregrinos, eis o hexagrama 27 do I Ching na tradução de Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto:

I / AS BORDAS DA BOCA (PROVER ALIMENTO)

Acima KÊN, A QUIETUDE, MONTANHA
Abaixo CHÊN, O INCITAR, TROVÃO

Este hexagrama é a imagem de uma boca aberta; acima e abaixo as linhas firmes dos lábios e entre elas a abertura da boca. Começando com a imagem da boca, através da qual o homem ingere os alimentos com os quais se nutre, o hexagrama prossegue com a idéia da nutrição ela própria. As três linhas inferiores representam nutrir-se a si mesmo, em específico ao corpo. As três linhas superiores representam alimentar e cuidar dos outros num sentido mais elevado, espiritual.

JULGAMENTO

AS BORDAS DA BOCA. A perseverança traz boa fortuna. Preste atenção à nutrição e àquilo que o humano procura para encher sua própria boca.

Ao se prover cuidados e alimentos é importante que as pessoas certas sejam atendidas e que nossa própria nutrição proceda de modo correto. Para se conhecer alguém é necessário apenas observar a quem ele dispensa seus cuidados e quais os aspectos de seu próprio ser que cultiva e alimenta. A natureza alimenta todos os seres. O Ser superior cultiva e promove as pessoas capazes, para, através delas, velar por todas as pessoas.

Mêncius comenta a respeito: “Para verificarmos se alguém é um Ser superior ou inferior, só precisamos observar a que parte de si ele atribui uma especial importância. O corpo tem partes superiores e inferiores, importantes e secundárias. Não devemos prejudicar as importantes em favor das secundárias, assim como não devemos prejudicar as partes superiores por causa das inferiores. Aquele que cultiva as partes inferiores de seu ser é um ser inferior. Aquele que cultiva as partes superiores de seu ser é um Ser superior”.

IMAGEM

O trovão na base da montanha: a imagem de PROVER ALIMENTO. Assim o Ser superior é cuidadoso em suas palavras e moderado no comer e beber.

“Deus surge no signo do Incitar”. Quando, na primavera, as forças da vida voltam a se agitar, todas as coisas renascem. “Ele completa no signo da Quietude”. No começo da primavera, quando as sementes caem na terra, todas as coisas se realizam. Isto sugere a imagem da nutrição através de movimento e tranquilidade. O Ser superior faz disso um modelo para o desenvolvimento e o cultivo de seu caráter. As palavras são um movimento do interior para o exterior. Comer e beber são movimentos do exterior para o interior. Essas duas formas de movimento podem ser moderadas através da tranquilidade. A tranquilidade faz com que as palavras e os alimentos não excedam a justa medida. Deste modo cultiva-se o caráter.

fonte do texto:
WILHELM, Richard. I Ching: o livro das mutações. [tradução de Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto]. São Paulo: Pensamento. 1997. p. 98-99.
Disponível em <https://www.grupopensamento.com.br/produto/i-ching-o-livro-das-mutacoes-4866>

fonte das imagens:
LARIMORE, Joan. 27: Nutrição. Disponível em <https://divination.com/iching/lookup/27-2/>