TEMPO DE ADVENTO: UMA PERGUNTA DE NATAL

Talvez a etimologia da palavra “desejo” se deva procurar na gramática militar, nessa figura dos desiderantes, de que falou pela primeira vez Júlio César na sua obra “De Bello gallico”. Desiderantes eram os soldados que, a céu aberto, esperavam o regresso dos seus companheiros do Continue lendo…

AS MÃOS SUSTÊM A ALMA

Uma das esculturas mais conhecidas de Rodin revela, numa primeira abordagem, uma impressionante simplicidade. Trata-se de uma composição em pedra constituída por um par de mãos. Na verdade, duas mãos direitas, de duas pessoas diferentes cujos braços se entrecruzam e alongam para que os dedos, Continue lendo…

AFIRMAR COMPASSIVAMENTE

Na publicação anterior reproduzi um trecho do livro “Doze passos para uma vida de compaixão” (referência completa ao fim desta página), da Karen Armstrong, importante historiadora da religião, grande pensadora partilhando conosco seu olhar e sabedoria diante de tantos desafios que vivenciamos nos dias de Continue lendo…

O QUE É UM PEREGRINO?

Existem todos os tipos de peregrinos; entre os animais, o falcão peregrino, literalmente imantado pela presa a ser atingida; o tubarão peregrino que migra regularmente no Atlântico Norte; os grilos peregrinos que, através de longas procissões aéreas, vão em direção às plantações alimentícias. Falcão, tubarão Continue lendo…