TÁBUA DE MADEIRA

É assim que você poderá estar sempre alerta e protegido contra as emoções perturbadoras e as atividades dispersivas. Se você deseja ir a algum lugar, ou dizer alguma coisa a alguém, primeiro avalie se as ações são adequadas ou não. Quando o apego está a ponto de surgir em você, ou quando você sentir que está ficando nervoso com alguém, não faça nada, não fale, não pense – permaneça como uma tábua de madeira.

Se perceber que está inclinado a soltar uma gargalhada sem sentido, ou a se gabar de alguma coisa, ou expor os defeitos dos outros, ou mentir para alguém, ou falar alguma coisa imprópria, ou fazer comentários sarcásticos, ou quiser exaltar a si mesmo e criticar e desprezar os outros, nesses momentos fique como uma tábua de madeira. Se perceber que deseja conquistar riquezas, respeito, fama e renome, ou ainda um séquito de seguidores ao seu redor, permaneça como uma tábua de madeira. Se perceber que está inclinado a desdenhar do propósito dos outros e valorizar apenas os seus e, além disso, quiser ficar discursando sobre eles, mantenha-se como uma tábua de madeira. Quando estiver inclinado a se tornar impaciente, preguiçoso ou despótico, ou quiser fazer comentários presunçosos, ou estiver inclinado a se tornar autossuficiente, fique como uma tábua de madeira.

Permaneça alerta e torne-se habilidoso no que deve ser praticado e no que deve ser abandonado. Tenha confiança para se envolver em atividades positivas sem simplesmente depender do apoio de outras pessoas. Não desista de uma prática mais elevada em favor de uma prática menor. O mais importante de tudo é que o que você fizer deverá trazer benefícios a outras pessoas; sua ação deverá ter o efeito de atender os desejos dos outros.

S. S. o XIV Dalai Lama. Nas minhas palavras: uma introdução à filosofia do mestre budista. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. p. 78

Crédito da imagem no topo da página,
publicada em http://drenicapress.info/asgje-nuk-ka-me-mire-recetae-dalai-lames-per-lumturine/ :
“The Dalai Lama bids the audience goodbye at the Massachusetts Institute of Technology in Cambridge, Mass., Friday, Oct. 31, 2014 after participating in a panel discussion with professors and young students. (AP Photo/Elise Amendola)”